O Sistema de Balanceamento de Dano

Você já se perguntou se o otPokémon realmente está balanceado? Falo não só dos Pokémon, mas também dos Players: como o seu nível influencia na força que tem seu monstrinho? Para esta matéria, foram realizados alguns testes que vão nos ajudar a concluir se o "balanceamento" é uma realidade no otPokémon.



Logo de cara podemos dizer que os testes mostraram que esse sistema funciona até mais ou menos o level 150. Quer dizer que, os danos dos Pokémon vão ser diferentes para players que possuem menos do que o nível 150, acima disso, o dano se torna igual. Vamos deixar as coisas mais simples:

Primeiro, a gente precisa observar porque isso acontece. Antes dos vários uptades do otPokémon (falo de 2012/13/14/15) era muito mais dificil atingir o nível 150. Tanto que este nível decidia muito seu rumo no jogo. Quests, torneios, eventos em geral, tudo isso era definido com base no nível 150, até mesmo esse sistema de danos. Hoje um player consegue chegar nesse mesmo nível em dois dias.


Isso foi um dos motivos que levaram a equipe do jogo a aumentar o nível de algumas das quests mais importantes: as Boost Stones.



Outro exemplo são os torneios, que são separados em três partes:


  • Kanto (onde qualquer nível participa).
  • Torneio 150-
  • Torneio 150+

Até mesmo por desatenção nossa, não haviamos percebido antes algo que estava tão simples. O tal do 150 é usado como forma de divisão de "classes", se é que podemos dizer assim. Pelo menos na minha concepção, era apenas uma forma dos players 150- que gostam de jogar P. V. P. não ficarem em desvantagem jogando com pessoas de nível 500, por exemplo.

Mas isso cai por terra, já que o "sistema de danos" funciona de maneiras diferentes para pessoa que possuem nível superior ou inferior ao 150. Vamos aos testes:



Agradecimentos especiais a Deusa-kiler, player do Mundo Green que cedeu a Casa (com P. V. P.) para a realização do teste, e aos jogadores voluntários.


Afirmação nº 1:

O dano que um player recebe depende do nível em que ele está, mas perde vida proporcionalmente.  

No exemplo 1, atingimos utilizando o Shiny Zoroark do Caipirinha, os player Xx Antao Xx e Jorgeofurioso. Um, nível 150 e outro, 149 (respectivamente): um nível de diferença. Veja:




O ataque Night Slash do Shiny Zoroark causa dois danos (embora seja o mesmo ataque) diferentes para cada player. Mesmo sendo UM nível de diferença entre os dois jogadores, há também esta diferença no dano que cada um recebe. Mas observe, que mesmo levando danos diferentes, a "life" que os jogadores perderam parece ter sido a mesma.

É como se os players recebessem danos proporcionais ao seu nível. Quem tem nível mais baixo recebe uma parcela de dano menor, mas tira (da life) o equivalente ao que é tirado de um player de nivel mais alto.






Repare que isso também acontece com o player de nível 8 (Vitor Redfield): a vida que ele perde também é equivalente a que os outros de nível mais alto perdem.



Foram tirados dos players Xx Antao Xx, Jorgeofurioso e Vitor Redfield respectivamente: 2186, 2171 e 56 de dano, porque se um player de lv. 8 ganhasse 2.000 de dano, ele morreria, obviamente. É assim que funciona o balanceamento de dano de niveis abaixo de 150.

Afirmação nº 2:

Players cujo nível é superior ao 150 recebem dano igual, mas mas não proporcional.

O Shiny Zoroark atingiu com o mesmo Night Slash os players JuNiNhO-IV, Xdisneyx e D PrOoFoX-IV, causando IDENTICOS 2324 de dano no primeiro acerto e 2327 no segundo acerto, sendo que estes três jogadores têm os níveis, respectivamente, 265, 405, 549.



Aqui, mesmo que um pouco confuso, você pode perceber que os jogadores com nível superior ao 150, recebem dano IGUAL. Mas, ao contrário, os jogadores com nível inferior ao 150, recebem dano DIFERENTE, para que seja proporcional (para que percam o mesmo tanto de vida).




Seria mais fácil, de alguma maneira, se nos referimos a perda de vida como um % e não como o tanto de dano, já que os players de nível 150, 149 e 8, recebem danos variados, mas perdem identicos % de vida.



Conseguimos comprovar as duas afirmações, mas o que isso nos mostra? Mostra que o fato de você ser nível 900 ou 151, não vai alterar quanto dano você recebe, mas vai alterar quanto de % é tirado da sua vida, já que um nivel 900 tem vida muito superior a um 151.



Tá, mas isso é bom ou ruim? Ér... não há como dizer que isso é ruim, mas também não é de todo bom, já que é grotesco que uma pessoa de nível 500 receba o mesmo tanto de dano que uma pessoa de level 200. A sugestão do Caipirinha foi a de modificar essa base, para que ao invés do dano passar a vir igual a partir do nível 150, poderia vir a partir do nível 500, por exemplo.


Eu espero sinceramente que vocês tenham entendido o que eu quis passar, porque em alguns momentos até eu me perdi >u<

Acompanhe esta matéria no YouTube. Acesse o link.


Até a proxima!